sábado, 13 de outubro de 2012

São Cristóvão (SE) - Informações Iniciais Sobre a Cidade

Vista aérea do Centro Histórico de São Cristóvão, em Sergipe. Foto tirada a partir do morro do Cristo
Vista aérea do centro histórico de São Cristóvão. Foto tirada a partir do morro do Cristo - Junho de 2012
(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS / CLICK ON IMAGES TO ENLARGE THEM)

Para inaugurar o blog de uma forma especial, nada melhor do que falar sobre uma preciosidade cultural e arquitetônica do Estado de Sergipe. Tenho o prazer de me considerar íntimo desse lugar pois o conheço desde criança, e até hoje o visito no mínimo uma vez ao ano. A cidade de São Cristóvão foi fundada em 1590 e é nada mais nada menos do que a 4ª mais antiga do Brasil. Ela foi a 1ª capital do Estado, e passou o posto a Aracaju em 17 de março de 1855.


Igreja de São Francisco e convento de Santa Cruz, na Praça São Francisco, em São Cristóvão - Sergipe - Por Tito Garcez
Igreja de São Francisco, convento de Santa Cruz e museu de Arte Sacra, na praça São Francisco - Outubro de 2011

Ainda a respeito da história do lugar, vale a pena dizer que lá aconteceram diversas batalhas, principalmente entre portugueses e holandeses, fazendo assim com que a cidade tenha sido completamente destruída em 1607.


Construções do entorno da praça São Francisco, com destaque para a igreja e Santa Casa da Misericórdia (centro) e para o museu Histórico de Sergipe (direita) - São Cristóvão - Sergipe
Construções do entorno da praça São Francisco, com destaque para a igreja e Santa Casa da Misericórdia (centro) e para o museu Histórico de Sergipe (direita) - Março de 2012

Enfim, saindo dos breves relatos históricos, está mais do que na hora de começar a falar sobre como a cidade está atualmente. Ou melhor, falar (e mostrar) o que o turista pode encontrar ao visitar o centro histórico, que é tombado como Patrimônio Histórico Nacional desde 1939.

Torres da Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão (SE)
Torres da igreja matriz Nossa Senhora da Vitória - Agosto de 2010

Entre os principais atrativos que poderão ser visitados, estão interessantes museus, importantes igrejas, praças e casarões seculares. Os museus já em funcionamento são o de Arte Sacra, o Histórico de Sergipe e o dos Ex-Votos. Para aumentar as opções, em breve deverá ser liberada a visita ao museu Militar. Entre as igrejas e construções religiosas que estão no centro histórico, as que merecem uma visita são: a igreja de  São Francisco e o convento de Santa Cruz (também conhecido como de São Francisco); igreja e Santa Casa da Misericórdia; igreja matriz Nossa Senhora da Vitória; igreja e convento da Ordem Terceira do Carmo; igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos; e igreja Nossa Senhora do Amparo. Sobre as praças, as principais são a de São Francisco, a da Matriz e a do Carmo. 


Igreja da Ordem Terceira e Convento do Carmo, na Praça do Carmo, em São Cristóvão (SE)
Igreja da Ordem Terceira e convento do Carmo, na praça do Carmo - Outubro de 2011

Em questão de poucas horas é possível fazer uma visita a todos esses lugares, pois o Centro Histórico não é grande e o relevo dessa região da cidade alta ajuda a fazer com que as caminhadas sejam agradáveis.

Para auxiliar na localização dos principais atrativos desta parte da cidade, preparei um mapa demarcando os lugares que podem ser facilmente acessados a pé:

Mapa Turístico do Centro Histórico de São Cristóvão: Em vermelho, as praças; Em vinho, os museus; Em laranja, as igrejas e conventos; Em marrom, outros pontos de interesse turístico.
Mapa turístico do centro histórico de São Cristóvão: em vermelho estão as praças; em vinho, os museus; na cor laranja as igrejas e conventos; em marrom,  outros pontos de interesse. O traçado na cor azul-esverdeada mostra o roteiro sugerido por mim, com começo na praça São Francisco e término na igreja do Rosário

Quando ir: em qualquer época do ano, mas vale ressaltar que o período chuvoso dessa região litorânea do Nordeste acontece no inverno. Mas mesmo que essa seja a única época disponível para viajar, ainda assim vale a pena fazer uma visita à cidade.

Como chegar: veja post específico sobre isso

Onde comer: infelizmente não há muitas opções de restaurantes/lanchonetes. O principal restaurante seria o 'O Sobrado', na praça da Matriz. Ao seu lado há a padaria 'Colonial', local que possui poucas opções de lanches.

Onde ficar: após a restauração do prédio da antiga Santa Casa da Misericórdia, o local que também abrigou o Lar Imaculada Conceição, agora se transformou em uma pousada. Essa é a única opção de hospedagem que conheço. A pousada fica na praça São Francisco.

Onde e o quê comprar: na própria antiga Santa Casa da Misericórdia é possível comprar principalmente doces típicos da região. Outro local onde podem ser encontrados variados produtos da culinária local é a 'Casa da queijada', que tem como principal produto a famosa queijada de São Cristóvão. A loja está localizada na praça da Matriz, ao lado do restaurante 'O Sobrado'.


Espero que essas dicas sejam úteis para aqueles que visitarão São Cristóvão pela primeira vez ou até para quem já conhece! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço o contato! =)