Para finalizar a série de posts sobre o centro histórico de São Cristóvão, decidi sair um pouco da linha das outras publicações, para falar sobre um importante evento que consegue atrair muitos turistas e visitantes à cidade. A festa de Nosso Senhor dos Passos é, sem dúvida, uma das celebrações religiosas mais importantes de Sergipe. Independente da crença, quem tem a oportunidade de observar esta festividade nota interessantes e curiosos atos praticados pelos devotos, sobretudo por aqueles que buscam, na flagelação ou na exposição pública do seu pagamento de promessa, agradecer pela graça que foi alcançada.
![]() |
Milhares de pessoas se aglomeram na praça São Francisco para presenciar o auge da festa - Março de 2011 |
A festa de Nosso Senhor do Passos acontece há mais de 200 anos, costumeiramente no segundo final de semana após a quarta-feira de Cinzas, ou seja, após o Carnaval. Os pontos altos são a procissão da penitência, que acontece na noite do sábado, e a Via Sacra, que ocorre na tarde do domingo.
![]() |
Nos dias de festa, a economia da cidade gira em torno dos romeiros. Ao fundo, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória - Março de 2012 |
![]() |
No auge da festa, fieis se reúnem em torno das imagens de Maria e Jesus no momento do grande encontro - Março de 2011 |
No domingo, dia considerado como o principal da festa, é grande o número de pessoas que chegam às estreitas ruas do centro histórico de São Cristóvão. São cerca de 50 mil pessoas perambulando no local. É nesse dia que a maioria das caravanas de outras cidades do interior, bem como de outros Estados, chegam levando muita gente. O principal "acontecimento" do dia é a Via Sacra, que consiste em representar os passos da crucificação de Jesus. No início, são duas procissões, uma tendo à frente a imagem de Maria (Nossa Senhora) e outra com uma imagem de Jesus sendo seguido por parte dos fieis. O auge acontece quando as duas procissões se encontram na praça São Francisco. Ou seja, imagens representativas de mãe e filho ficam lado a lado. Após esse encontro, a Via Sacra prossegue, dessa vez estando "completa", com as duas imagens e com todos os fieis seguindo na mesma direção.
![]() |
O momento do encontro acontece na praça São Francisco, mais especificamente em frente ao Museu Histórico de Sergipe - Março de 2011 |
Apesar de o Centro Histórico ser pequeno, as procissões costumam durar algumas horas, mas, como falei inicialmente, o legal é observar a religiosidade das pessoas. Muitas delas fazem o percurso de pés descalços ou até de joelhos. Outras o fazem carregando uma madeira acima da cabeça ou uma cruz nos ombros. E há até quem use espinhos. A cor roxa está em todos os lugares, tanto em um dia, como no outro. Além dos devotos se vestirem com roupas e túnicas dessa cor, esta acaba fazendo parte da decoração da cidade e, principalmente, das igrejas.
![]() |
Um dos momentos mais aguardados pelo público: o momento em que "Verônica" aparece - Março de 2011 |
![]() |
Imagem de Maria sob os olhos de expectadores presentes no Museu Histórico de Sergipe - Março de 2012 |
Enfim, a festa do Senhor dos Passos pode ser observada por todos, sejam católicos ou não. Vale a pena apreciá-la! ;)
Clique aqui e veja também o post que contém mais imagens dessa festa, com destaque para as que retratam devotos em momentos de agradecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço o contato! =)