domingo, 14 de outubro de 2012

São Cristóvão: praça São Francisco - Patrimônio da Humanidade

Cruzeiro e Igreja de São Francisco, na Praça São Francisco, em São Cristóvão
 Cruzeiro e igreja de São Francisco, na praça São Francisco, em São Cristóvão - Agosto de 2010
(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS / CLICK ON IMAGES TO ENLARGE THEM)

Reservei o último post desta leva sobre São Cristóvão para me dedicar a falar sobre um lugar que é, para mim, o mais importante e especial do centro histórico da cidade. Falarei sobre um local que não é uma praça qualquer. A praça São Francisco em si pode parecer esteticamente simples, contudo o seu grande valor está no entorno e no seu modelo de construção. O visitante, ao chegar ao centro do atrativo, poderá ter uma ampla visão de 360° de um acervo histórico colonial extremamente bem conservado, que permaneceu por séculos com as características originais.



Igreja e Convento de São Francisco e o Museu de Arte Sacra, na Praça São Francisco, em São Cristóvão
Em destaque, a igreja e o convento de Santa Cruz e o museu de Arte Sacra, na praça São Francisco - Dezembro de 2010

A praça foi construída no período da União Ibérica, época essa que, entre 1580 e 1640, Portugal e Espanha foram administrados por uma única coroa, a espanhola. É por isso que a praça São Francisco acabou se transformando num exemplar de construção feita com uma mescla de elementos do urbanismo espanhol e do português, coisa rara no Brasil.


Igreja da Misericórdia e Museu Histórico de Sergipe, na Praça São Francisco, em São Cristóvão
À esquerda, a igreja da Misericórdia. À direita, o museu Histórico de Sergipe, na praça São Francisco - Março de 2012

O modelo de construção da praça São Francisco foi completamente diferente ao adotado nas demais construções franciscanas existentes no Nordeste brasileiro. Em São Cristóvão, seguindo o modelo construtivo das Ordenações Filipinas, a praça possui formato quadrado e é cercada por construções coloniais, com destaque para a igreja de São Francisco, o convento de Santa Cruz (também conhecido como convento de São Francisco), o museu de Arte Sacra, que funciona onde existia a antiga Ordem Terceira de São Francisco, o museu Histórico de Sergipe, que está localizado no prédio onde funcionava o Palácio Provincial, e por fim, a igreja e a antiga Santa Casa da Misericórdia.


Praça São Francisco, em São Cristóvão, no dia do recebimento do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, em agosto de 2010
Praça São Francisco, em São Cristóvão, no dia do recebimento do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, em agosto de 2010

Foi exatamente por conta da diferença no modelo construtivo, bem como em razão do estado de conservação das construções do entorno, que a praça recebeu, em agosto de 2010, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO (Clique aqui para ver a lista de Patrimônios Mundiais no Brasil). A praça foi o 18º patrimônio brasileiro a ser reconhecido por essa organização. A partir do recebimento desse título, o centro histórico de São Cristóvão passa a figurar na lista de apenas 11 bens culturais, recebendo o mesmo reconhecimentos de centros históricos como o de Ouro Preto, de Salvador e de Olinda.


Praça São Francisco vista desde a Igreja de São Francisco, em São Cristóvão
Praça São Francisco vista desde a igreja de São Francisco - Agosto de 2010

O anúncio do recebimento do título aconteceu no dia 1º de agosto de 2010. Esse dia foi tão importante  para a população de São Cristóvão, quanto para mim também, pois tive o prazer de estar exatamente na praça quando houve o anúncio. Nela, pude presenciar aos poucos a chegada da população, bem como pude ouvir e sentir a arrepiante badalada de todos os sinos das igrejas do centro histórico da cidade, e  pude ver também um abraço simbólico à praça entre a população, como forma de finalmente comemorar esse título que há alguns anos era almejado.


 Símbolo da UNESCO colocando na fachada do Museu Histórico de Sergipe, antigo Palácio Provincial, na Praça São Francisco, em São Cristóvão - Sergipe
Símbolo da UNESCO colocado na fachada do museu Histórico de Sergipe, antigo Palácio Provincial - Agosto de 2010


Para finalizar, deixo abaixo o vídeo que pude registrar desse momento mais do que especial não só para a população do município, mas também  para a população sergipana.




Visitar a praça São Francisco é altamente recomendável para aqueles que gostam de arquitetura e história! Se estiver por Sergipe, não deixe de fazer uma visita ao local! ;)


4 comentários:

  1. Tito, o blog está lindo. Super organizado e o texto impecável. Sobre as fotos, nem preciso comentar muito, pois estão belíssimas. Tudo congruente ao seu perfil. Só posso parabenizar-te pelo belo trabalho e desejar sucesso! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Mr. Hall, fico muito contente ao ver que tenha gostado! E Muito obrigado pelo apoio! =)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Tito.Sou uma mineira, moradora no Rio por mais de 20 anos e agora residindo em Sergipe.Amo a História e cultura desta cidade.É de nós brasileiros.Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Edna!

      Bom saber que temos uma mineira/carioca que gosta muito de São Cristóvão, cidade essa que é uma de nossas principais preciosidades.

      Abraços e obrigado pela visita! =)

      Excluir

Agradeço o contato! =)