![]() |
(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS / CLICK ON IMAGES TO ENLARGE THEM)
|
Reservei o último post desta leva sobre São Cristóvão para me dedicar a falar sobre um lugar que é, para mim, o mais importante e especial do centro histórico da cidade. Falarei sobre um local que não é uma praça qualquer. A praça São Francisco em si pode parecer esteticamente simples, contudo o seu grande valor está no entorno e no seu modelo de construção. O visitante, ao chegar ao centro do atrativo, poderá ter uma ampla visão de 360° de um acervo histórico colonial extremamente bem conservado, que permaneceu por séculos com as características originais.
![]() |
Em destaque, a igreja e o convento de Santa Cruz e
o museu de Arte Sacra, na praça São Francisco - Dezembro de 2010
|
A praça foi construída no período da União Ibérica, época essa que, entre 1580 e 1640, Portugal e Espanha foram administrados por uma única coroa, a espanhola. É por isso que a praça São Francisco acabou se transformando num exemplar de construção feita com uma mescla de elementos do urbanismo espanhol e do português, coisa rara no Brasil.
O modelo de construção da praça São Francisco foi completamente diferente ao adotado nas demais construções franciscanas existentes no Nordeste brasileiro. Em São Cristóvão, seguindo o modelo construtivo das Ordenações Filipinas, a praça possui formato quadrado e é cercada por construções coloniais, com destaque para a igreja de São Francisco, o convento de Santa Cruz (também conhecido como convento de São Francisco), o museu de Arte Sacra, que funciona onde existia a antiga Ordem Terceira de São Francisco, o museu Histórico de Sergipe, que está localizado no prédio onde funcionava o Palácio Provincial, e por fim, a igreja e a antiga Santa Casa da Misericórdia.
![]() |
À esquerda, a igreja da Misericórdia. À direita, o museu Histórico de Sergipe, na praça São Francisco - Março de 2012
|
![]() |
Praça São Francisco, em São Cristóvão, no dia do
recebimento do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, em agosto de 2010
|
Foi exatamente por conta da diferença no modelo construtivo, bem como em razão do estado de conservação das construções do entorno, que a praça recebeu, em agosto de 2010, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO (Clique aqui para ver a lista de Patrimônios Mundiais no Brasil). A praça foi o 18º patrimônio brasileiro a ser reconhecido por essa organização. A partir do recebimento desse título, o centro histórico de São Cristóvão passa a figurar na lista de apenas 11 bens culturais, recebendo o mesmo reconhecimentos de centros históricos como o de Ouro Preto, de Salvador e de Olinda.
![]() |
Praça São Francisco vista desde a igreja de São
Francisco - Agosto de 2010
|
O anúncio do recebimento do título aconteceu no dia 1º de agosto de 2010. Esse dia foi tão importante para a população de São Cristóvão, quanto para mim também, pois tive o prazer de estar exatamente na praça quando houve o anúncio. Nela, pude presenciar aos poucos a chegada da população, bem como pude ouvir e sentir a arrepiante badalada de todos os sinos das igrejas do centro histórico da cidade, e pude ver também um abraço simbólico à praça entre a população, como forma de finalmente comemorar esse título que há alguns anos era almejado.
![]() |
Símbolo da UNESCO colocado na fachada do museu
Histórico de Sergipe, antigo Palácio Provincial - Agosto de 2010
|
Para finalizar, deixo abaixo o vídeo que pude registrar desse momento mais do que especial não só para a população do município, mas também para a população sergipana.
Visitar a praça São Francisco é altamente recomendável para aqueles que gostam de arquitetura e história! Se estiver por Sergipe, não deixe de fazer uma visita ao local! ;)
Tito, o blog está lindo. Super organizado e o texto impecável. Sobre as fotos, nem preciso comentar muito, pois estão belíssimas. Tudo congruente ao seu perfil. Só posso parabenizar-te pelo belo trabalho e desejar sucesso! Abraço.
ResponderExcluirMr. Hall, fico muito contente ao ver que tenha gostado! E Muito obrigado pelo apoio! =)
ResponderExcluirAbraços!
Bom dia Tito.Sou uma mineira, moradora no Rio por mais de 20 anos e agora residindo em Sergipe.Amo a História e cultura desta cidade.É de nós brasileiros.Abraços
ResponderExcluirBom dia, Edna!
ExcluirBom saber que temos uma mineira/carioca que gosta muito de São Cristóvão, cidade essa que é uma de nossas principais preciosidades.
Abraços e obrigado pela visita! =)