terça-feira, 6 de novembro de 2012

BH: Praça da Liberdade, um dos principais polos culturais do Brasil


Corredor de palmeiras imperiais da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte
Palmeiras imperiais da praça da Liberdade, em Belo Horizonte - Junho de 2012
(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS / CLICK ON IMAGES TO ENLARGE THEM)

Com localização privilegiada, no centro de uma das principais metrópoles brasileiras, a praça da Liberdade é de grande importância histórica e cultural para a capital do Estado de Minas Gerais. Em razão disso, e também por conta da instalação de diversos espaços culturais nas construções de seu entorno, a praça tem figurado como um dos mais importantes pontos turísticos de Belo Horizonte.


Uma das fontes da  Praça da Liberdade, em Belo Horizonte - Minas Gerais
Uma das fontes existentes na praça

A sua concepção tem início em 1894, mas apenas em 1897, quando houve a inauguração da nova capital mineira, o espaço público pode ser aproveitado pela população e se transformou no marco principal de Belo Horizonte, já que, em seu entorno, foi construído o Palácio de Governo e algumas Secretarias de Estado. Com o passar dos anos, a praça passou por várias reformas que incluíram a implementação de novos projetos paisagísticos. 


Vista parcial da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte - Minas Gerais
Vista aérea da praça da Liberdade


As construções instaladas inicialmente, com destaque para o Palácio de Governo, seguiram o estilo arquitetônico eclético e possuíam elementos neoclássicos. Nas décadas seguintes, principalmente com a construção de prédios de novas secretarias, novos estilos foram utilizados, como o Art Déco e o Modernista. Em se tratando desse último, as principais construções ícones foram projetadas pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. 


Coreto e o edifício modernista Niemeyer, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte - Minas Gerais
Coreto e Edifício Niemeyer, na praça da Liberdade,

A praça em si

Apesar de estar em plena região central de Belo Horizonte, a praça é bem arborizada e consegue proporcionar ao visitante momentos de tranquilidade. Sentar, sem pressa, num de seus bancos, bem como observar os pássaros, o movimento das águas nas fontes e a arquitetura das construções do entorno é algo recomendável. Os jardins são bem cuidados e as árvores, com destaque para as palmeiras imperais e para os coloridos ipês, são um convite para a fotografia. Em se tratando das palmeiras, o corredor formado por dezenas delas é a imagem que mais se associa à praça. Também vale a pena dar uma passada no coreto e imaginar como seria observar de lá o movimento dos bondes quando ainda funcionavam há algumas décadas.


Palácio da Liberdade e Praça da Liberdade, em Belo Horizonte - Minas Gerais
Palácio da Liberdade visto a partir da praça da Liberdade


Circuito cultural praça da Liberdade

Nos últimos anos, as construções do entorno da praça da Liberdade passaram a abrigar centros de cultura e conhecimento. Com a transferência de diversas Secretarias de Estado para o Centro Administrativo de Minas Gerais, mais prédios estão sendo reformados e transformados em espaços culturais. De acordo com o cronograma do circuito que foi implantado pelo Governo do Estado, a tendência é de que nos próximos anos o número de espaços desse tipo seja igual ou superior a 12 – Um excelente número!


Memorial Minas Gerais (Vale), no prédio que abrigava a Secretaria de Estado da Fazenda, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte - Por Tito Garcez
Memorial Minas Gerais, no prédio que abrigava a Secretaria de Estado da Fazenda

Tal circuito está sendo denominado como o maior conjunto integrado de cultura do Brasil. Já estão abertos à visitação o Palácio da Liberdade, o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Museu das Minas e do Metal, o Memorial Minas Gerais, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, o Centro de Arte Popular da CEMIG e o Museu Mineiro. Num só dia, o visitante tem a oportunidade de fazer uma imersão cultural sem que necessite se deslocar por grandes distâncias.


Museu das Minas e do Metal (Grupo EBX), no prédio da antiga Secretaria de Estado da  Educação, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte - Minas Gerais
Museu das Minas e do Metal, no prédio da antiga Secretaria de Estado da Educação

Em breve, o leque de opções do circuito cultural será ampliado com a implementação do Centro Cultural Banco do Brasil, da Casa FIAT de Cultura, da Inhotim Escola e do Museu do Automóvel. Todos esses atrativos poderão transformar a região da praça da Liberdade no principal polo cultural e turístico a ser visitado na cidade. 


Prédio que abrigará o Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte - Por Tito Garcez
Prédio que abrigará o Centro Cultural Banco do Brasil

Em se tratando de museus, o visitante já tem a oportunidade de visitar alguns dos mais modernos, com destaque para o Museu das Minas e do Metal, que possui instalações novas e tem como foco fazer com que haja uma dinâmica interação entre o público e os temas abordados. 


Detalhe da fachada frontal do Memorial Minas Gerais Vale, no prédio que abrigava a Secretaria da Fazenda, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte - Minas Gerais
Detalhe da fachada frontal do Memorial Minas Gerais Vale, no prédio que abrigava a Secretaria de Estado da  Fazenda


Uma visita à praça e às construções de seu entorno é algo que definitivamente não pode deixar de ser feito quando você visitar a bela cidade de Belo Horizonte. ;)


Uma das fontes da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte - Minas Gerais
Fonte na praça da Liberdade

Detalhe do Edifício Niemeyer e dos ipês na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte - Minas Gerais - Por Tito Garcez
Detalhe do Edifício Niemeyer e dos ipês

Detalhe do prédio da antiga Secretaria da Viação, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte - Minas Gerais - Por Tito Garcez
Detalhe do prédio da antiga Secretaria da Viação


Segue informações para a visitação dos espaços culturais já abertos:  
  
Arquivo Público Mineiro
Av. João Pinheiro, 372 - Funcionários
Tel.: (31) 3269-1167
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
Praça da Liberdade, 21 - Funcionários
Tel: (31) 3269-1166
Horários de funcionamento:
Empréstimo, Referência, Estudos Periódicos: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, das 8h às 12h.
Inscrição: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.
Empréstimo, Devolução e Inscrição: sábado, das 8h às 12h.
Coleções Especiais e Hemeroteca - de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h.
Braille e Infantojuvenil - de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h e Sábados, das 8h às 12h.

Espaço TIM UFMG do Conhecimento
Praça da Liberdade, s/n - Funcionários
Tel.: (31) 3409-8350
Horário de funcionamento: terça a domingo, de 10h às 17h. Na quinta-feira funciona de 10h às 21h. Entrada gratuita.

Sessões de planetário:
Terça a sexta: 13h, 14h e 15h.
Quinta: 13h, 14h, 15h, 18h, 19h e 20h.
Domingo: 13h, 14h e 15h. 

Observatório astronômico:
Toda quinta-feira:19h às 21h.


Memorial Minas Gerais - Vale
Praça da Liberdade, s/n – Funcionários
Tel.: (31) 3343-7317. 
Horário de Funcionamento: de terça a domingo, com entrada gratuita. Às terças, quartas, sextas e sábados, a entrada é das 10h às 17h30, com permanência até às 18h. Às quintas-feiras, a entrada é das 10h às 21h30, com permanência até às 22h. Aos domingos, a entrada é das 10h às 13h30, com permanência até às 14h. Para visitas guiadas de grupos e escolas é necessário o agendamento.

Museu das Minas e do Metal
Praça da Liberdade, s/n – Funcionários
Telefone: (31)  3516-7200
Horário de Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 12h às 17h, com permanência até as 18h. Quinta-feira horário estendido, das 12h às 21h, com permanência até as 22h. Às 19h30, programação cultural gratuita. Entrada: R$6 inteira e R$ 3 meia. Em toda quinta-feira e em todo último domingo de cada mês a entrada é gratuita.
O agendamento de visitas monitoradas para grupos escolares e para outros grupos interessados deve ser feito através do endereço: http://www.mmm.org.br/index.php?p=50

Palácio da Liberdade
Praça da Liberdade, s/n - Funcionários
Telefone: (31) 3217-9543
Visitações: todos os domingos, das 9h às 12h30. Entrada gratuita. 
No último domingo de cada mês acontece o hasteamento de bandeiras e troca de guardas, a partir das 8h30, em frente ao Palácio da Liberdade, antes do início da visitação. A visita é feita em grupos de 15 pessoas, segue roteiro definido por técnicos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), envolvendo 30 cômodos e com duração média de 30 minutos. 

Normas

Para aproveitar melhor o passeio e por medidas de segurança, o visitante deverá obedecer algumas normas: apresentar documento de identidade na entrada, depositar pertences pessoais nos guarda-volumes e, durante a visita guiada, é proibido o consumo de bebidas, lanches, uso de calçados de salto agulha, filmadoras ou máquinas fotográficas no interior do prédio.
Informações adicionais pelo e-mail: administracaodepalacios@governo.mg.gov.br

Centro de Arte Popular - Cemig
Rua Gonçalves Dias, 1.608 - Funcionários
Tel.: (31)3222-3231
Horário de Funcionamento: terça, quarta e sexta-feira, das 10h às 19h. Quinta-feira, das 12h às 21h. Sábado e domingo, das 12h às 19h. Entrada gratuita.

Museu Mineiro
Av. João Pinheiro, 342 - Funcionários
Tel.: (31)3269-1109
Horário de Funcionamento: terça, quarta e sexta-feira, das 10h às 19h. Quinta-feira, das 12h às 21h. Sábado e domingo, das 12h às 19h. Entrada gratuita.


Para mais informações, acesse aqui o site oficial do Circuito Cultural Praça da Liberdade.



4 comentários:

  1. Lindas fotos, Tito...como sempre..

    ResponderExcluir
  2. Fala Titao

    cara, essa cidade q amo a cada dia fica mais linda nos seus clicks..

    Mt bacana.

    parabéns

    Charles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Charles!

      Brigadão pela visita! =)

      Você tem o privilégio de morar nessa bela capital. Aproveite! ^^

      Abraços!

      Excluir

Agradeço o contato! =)